segunda-feira, 25 de novembro de 2013

dicas de etiqueta para andar no barro/macaxeira (br 101) quando se está atrasado pra faculdade (ou qualquer onibus que lote num período de tempo muito, mas muito pequeno)



dando continuidade aos posts educativos e culturais, hoje falarei sobre um assunto controverso: onibus.

acho que todo mundo já sabe que o sistema de transporte público daqui é uma bela de uma bosta (exceto o metrô, eu <3 metrô). um dos maiores símbolos dessa situação é aquele onibus vermelho, o barro/macaxeira (que pode ser fatal tanto na versão várzea como na br 101). mas muita gente precisa dele, então tá explicado.
é muito diferente você ouvir falar dele ou ter que encarar esses rapazes todos os dias. já ouvi casos de gente que precisou usar 1 (um) dia e ficou aterrorizada.
calma. to aqui pra te ajudar a saber como se comportar.

o MITO

EMBARQUE
se você só ficar no terminal da macaxeira olhando, é uma cena deprimente. mas não é a pior. e pode até ser divertida. primeiro: não precisa respeitar a fila. ninguém respeita. se respeitar, fica o dia inteiro lá na sua filinha, e é bom pra aprender a deixar de ser otário (eu já deixei). levantar os cotovelos é uma boa opção pra não perder seu lugar na escadinha da morte.

LÁ DENTRO
conseguiu entrar? ótimo. geralmente te derrubam e te fazem esperar o próximo. mas provavelmente você não consegue se mexer lá dentro. até se mexe um pouco, involuntáriamente. e fique ciente que, se ficou perto da porta, vai ter que ficar subindo e descendo a cada parada, senão leva tapa chute empurrão (verdade). e cuidado com a porta pra ela não estraçalhar sua bolsa.
não espere que, quem vá descer, vá se preparar e avisar, simplesmente vão sair empurrando todo mundo e até a porta se não abrir.
todo mundo ali dentro é mal educado, então, esteja sempre preparado pra QUALQUER COISA (inclusive vomitos). na maior parte das vezes são vômitos mesmo.

SAINDO
tem gente que levanta pra porta mas não desce for unknown reasons. e geralmente te fazem perder a parada e tu desce quase no barro já. cuidado pra o motorista não fechar a porta contigo no meio, enquanto desce, e confere se celular e carteira ainda tão nos bolsos. e não confie nas portas de trás, geralmente estão quebradas e você vai ter que desfilar até o meio do onibus com cara de tabacudo.

extra: se estiver chovendo, evite esse onibus. evite onibus. evite sair de casa.

beijos pra vcs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário